Dúvidas Frequentes
Vendas, revendas, lojas e parcerias
Como faço para revender Havaianas em minha loja?
Para saber como revender Havaianas, basta entrar em contato com a nossa Central de Pessoa Jurídica através destes telefones: (11) 3045-5566 (Grande São Paulo) e 0800 70 70 533 (Demais Localidades).
Como abrir uma Loja Havaianas?
Primeiramente, é importante saber que a Havaianas trabalha em sistema de franquias. Você pode conhecer nossa proposta acessando a página "Seja um Franqueado". Lá contém todas as informações necessárias para que você possa se tornar um.
Lojas Havaianas – Existem lojas próprias?
A Havaianas possui o Espaço Conceito em São Paulo e no Rio Janeiro, além das lojas exclusivas – próprias ou no sistema de franquia. Para consultar os endereços, é só clicar aqui.
Sobre a Produção
Onde as Havaianas são produzidas?
Havaianas são produzidas em duas fábricas. Uma em Campina Grande, a segunda cidade mais populosa do Estado da Paraíba, com aproximadamente 405 mil habitantes. Fica a 120 km da capital, João Pessoa, e é considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da região Nordeste do Brasil. Em 2013, inauguramos uma nova fábrica em Montes Claros, no Estado de Minas Gerais, que possui cerca de 400 mil habitantes e fica a 425 km da capital, Belo Horizonte.
Testes de Qualidade - Como são testadas as sandálias?
Antes de sair da fábrica, para que você receba suas Havaianas com a qualidade de sempre, as sandálias passam por diversos testes no nosso laboratório: testes de resistência das tiras das sandálias, teste de resistência do “botão” de encaixe da tira na sola, testes de abrasão, dureza e densidade, para garantir o conforto e a resistência do solado, teste de deformação das solas com o uso, teste da qualidade de impressão das estampas, teste de envelhecimento, para medir a resistência da sandália à ação do tempo, além de testes que analisam o tamanho e a cor das sandálias.
Amostras, Promoções, Patrocínio, Apoio e Participação em Eventos
Ofertas e Promoções – É possível se cadastrar para ser informado?
Para receber informações sobre promoções, e também ficar por dentro do universo Havaianas, é só se inscrever em nossa Newsletter.
Brindes e Amostras – É possível receber?
No momento, a marca não possui brindes ou amostras para envio. É importante lembrar que todas as promoções e distribuições você pode conferir nas páginas oficiais Havaianas.
Participo de um projeto social e gostaria de saber como faço para conseguir o apoio de Havaianas.
A Havaianas tem forte atuação social através do Instituto Alpargatas. A nossa missão é melhorar, por meio do esporte, a qualidade educacional de crianças e adolescentes das comunidades em que a empresa opera. Caso você participe de um projeto que esteja dentro do escopo de atuação do nosso instituto e queira apresentá-lo à Alpargatas, você pode entrar em contato pelo site Instituto Alpargatas.
Comunicação
Gostaria de rever filmes e anúncios, é possível?
Para rever nossos anúncios, filmes e muito mais, você pode acessar o nosso canal no Youtube. Lembrando que nossas ações também estão disponíveis no nosso Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.
Posso participar das campanhas/comerciais das Havaianas?
O processo de escolha do elenco dos filmes depende da estratégia de cada campanha. A escolha inicial é feita por meio de nossa agência de publicidade e, posteriormente, aprovada pela nossa equipe. E por este motivo, infelizmente, não conseguimos receber, por aqui, fotos e vídeos para participar dos nossos comerciais.
Sugestão de propaganda e produto – Posso enviar sugestões que criei?
Ficamos contentes com o seu carinho mas, infelizmente, não recebemos esse tipo de conteúdo. A marca possui departamentos específicos para criação e desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de campanhas publicitárias e análise de mercado que estão alinhadas com os conceitos e objetivos estratégicos da empresa.
Currículos
Como enviar meu CV?
Ficamos felizes em saber que gostaria de fazer parte do nosso time. Para conferir as vagas, você pode acessar o Linkedin da Alpargatas. Ah, caso queira ser parte do time de uma de nossas lojas, é só entrar em contato direto com a loja. Desejamos boa sorte!
Pedidos Especiais/Sandálias Personalizadas
Como faço para customizar Havaianas para revender?
A marca Havaianas é de titularidade da Alpargatas S.A. e qualquer customização de seus produtos, que não seja feita pela própria empresa, é considerado ilegal.
A customização ilegal não oferece controle de qualidade e representa um risco para os consumidores e, por este motivo, não apoiamos qualquer tipo de customização que não seja feita com o controle da empresa.
Sou pessoa física e gostaria de comprar uma grande quantidade de Havaianas. Como faço?
Você pode comprar em grande quantidade enviando uma mensagem, via Whatsapp.
Meio Ambiente e Responsabilidade Social
Projetos socioambientais - Como solicitar recursos?
Por enquanto, não temos um contato que centraliza os pedidos de recursos relacionados à projetos socioambientais, mas quem sabe em breve. Lembrando que você pode conferir todos os nossos programas de sustentabilidade através das redes sociais Havaianas e no site.
Relatório de Responsabilidade Social – Como obter?
No Relatório Anual da Alpargatas, há um capítulo que fala exclusivamente sobre Responsabilidade Social e Ambiental. Você pode acessar a versão digital do relatório aqui.
Meio Ambiente – Quais são as iniciativas e ações das Havaianas?
Sustentabilidade é uma pauta muito importante para Havaianas. Temos ações que envolvem desde o processo de produção até o pós uso dos nossos produtos. Um exemplo, é o nosso programa de reciclagem que tem o compromisso de reduzir o impacto causado no meio ambiente e conscientizar sobre o descarte adequado. Está começando em algumas regiões, mas a intenção é aumentar. Tudo para contribuir por um mundo mais consciente e sustentável. Você pode conferir todas as nossas iniciativas clicando aqui.
Sobre a marca e estrutura
De onde vem o nome Havaianas?
Esse nome foi inspirado no Havaí, o paraíso de sol e mar que tem tudo a ver com o astral das Havaianas. A escolha do nome foi considerada ideal, já que a sandália era adequada para o uso em lugares de clima quente, deixando os pés livres e descobertos. O Havaí também remete àquela sensação gostosa de desfrutar um momento agradável e relaxante, e nada melhor do que aproveitar esses momentos com o conforto de suas Havaianas.
De onde veio a inspiração para a criação do primeiro modelo de Havaianas?
O design das sandálias Havaianas foi inspirado no modelo de sandália japonesa, conhecida como Zori, composta por fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. Para a adaptação do modelo japonês ao mercado brasileiro, a Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e o formato do grão de arroz para a textura da palmilha. E assim nasceram as famosas Havaianas.
Havaianas é uma marca brasileira?
Havaianas é uma marca brasileira, criada pela Alpargatas em 1962.
Quando a marca foi criada?
As sandálias Havaianas foram lançadas em 14 de junho de 1962. Foi pioneira na introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil. A marca teve a patente de seu modelo industrial registrada em 1964, sob o título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”. Hoje, a marca é amada por gente de todo o mundo e de todas as classes sociais. Um verdadeiro sucesso, afinal, todo mundo usa!
Quantos funcionários a empresa tem?
A Alpargatas tem 22 mil funcionários, considerando a sede, as fábricas e escritórios no exterior.
Onde posso encontrar informações sobre a história das Havaianas?
A história das Havaianas é única e desperta interesse em todo o mundo, né!? Você pode encontrar todas as informações aqui no site, no item "História".
Quantos pares de Havaianas são vendidos por ano?
Vendemos milhões de pares por ano! Para você ter uma ideia, fabricamos em média 8 pares por segundo. Incrível, né!?
Que outros produtos da marca existem além de sandálias?
Além dos chinelos de dedo, a Havaianas tem linhas de acessórios, roupas, rasteiras e calçados fechados. Você pode conhecer a coleção completa visitando nossas lojas físicas, nossa loja online ou as redes sociais.
Onde posso encontrar o Código de Conduta e Ética da Alpargatas?
No site institucional da Alpargatas, temos o nosso Código de Conduta e Ética. Lá você pode encontrar os princípios adotados pela empresa no relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores e autoridades públicas, além de outros assuntos relacionados à reputação da empresa. É só acessar este link.
Tenho uma suspeita de uma má conduta, como posso denunciar?
Se você tem conhecimento ou suspeita de irregularidades ou conduta ilícitas envolvendo a Alpargatas, temos um canal específico para você denunciar. Denuncie! O Canal de Denúncias pode ser acessado, no Brasil, através do número 0800 770 7791, ou globalmente por meio da web, no site www.canaldedenuncia.com.br/alpargatas ou www.ethicschannel.com/alpargatas_ue. A plataforma para recebimento das denúncias pode ser acessada nos idiomas português, espanhol e inglês. O Canal de Denúncias é administrado por um prestador de serviços de renome internacional, independente e imparcial, sendo assegurada a confidencialidade das informações e das denúncias recebidas, que poderão ser feitas por qualquer pessoa, inclusive terceiros. Tais denúncias podem ser feitas de maneira anônima ou identificada. Quando o denunciante quiser se identificar, é importante reforçar que o acesso à identidade dele é restrito e disponível única e tão somente aos envolvidos na apuração dos fatos. Quando o denunciante não quiser se identificar, não tem problema algum. Na denúncia anônima nem a Alpa nem a empresa que administra o canal sabem quem é o denunciante. O processo todo é super seguro e o mais importante é colaborarmos para que irregularidades sejam descobertas e corrigidas.
Exportação e compras no exterior
Como faço para comprar Havaianas no exterior?
Para comprar no Exterior, é só acessar a seção "Escritórios Internacionais" e escolher o país em que deseja comprar sua Havaianas. Lá encontrará os contatos de nossos escritórios e distribuidores em cada região.
Em que países as Havaianas são comercializadas?
As Havaianas já são comercializadas em mais de 150 países do mundo.
Gostaria de revender Havaianas no exterior, é possível?
Nos países que estamos inseridos já existem distribuidores oficiais e você pode entrar em contato diretamente com a região desejada. Para encontrar os contatos, é só entrar na seção "Escritórios Internacionais". Importante: devido às políticas de marketing e de distribuição adotadas para o nosso produto, existe apenas um distribuidor em cada país. Se o país de seu interesse não possuir um distribuidor, um processo de análise pode ser efetuado para avaliar a sua proposta. Basta enviar um e-mail para exportaçã[email protected].
Onde Encontrar
Como descubro a loja mais próxima do meu endereço?
Para encontrar a loja Havaianas mais próxima de você, é só acessar a seção Encontre uma Loja.
Se sua cidade ainda não tiver uma loja física, podemos te atender na nossa loja online disponível para todo o Brasil.
Como faço para encontrar uma sandália específica?
Você pode encontrar o produto desejado clicando no ícone de lupa no nosso site. Lá é possível pesquisar pelo nome do modelo e também conferir algumas opções de filtro. Se tiver dificuldades, pode entrar em contato com a agente através do chat ou nossas redes sociais.
Política de atendimento
Quero trocar um produto sem defeito. O que faço?
Esperamos que você adore seus produtos! Mas, se por algum motivo desejar trocar qualquer um de nossos produtos, vamos te explicar como pode realizar a troca através da nossa central de relacionamento:
- Você tem o prazo de 30 dias corridos para solicitar a troca após o recebimento do produto;
- Precisa estar sem uso, na embalagem original e nenhum tipo de customização;
- Será necessário que envie o produto pelos Correios e colocar a cópia da NF ou Cupom fiscal junto ao produto - o envio é por nossa conta;
- Ao chegar em nosso centro de distribuição, será analisado e, se aprovado, você receberá um Vale Troca para adquirir um novo produto em nossa loja online ou em uma de nossas lojas físicas. Se reprovado, devolveremos para você;
- O Vale Troca é válido por 60 dias, após a data de recebimento. Mas, caso expire e seja necessário reativar, vai precisar entrar em contato com a nossa equipe.
Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente através do chat ou das nossas redes sociais.
Meu produto está com defeito. E agora?
Sentimos muito que esteja com um produto com problemas e vamos te ajudar a solucionar o seu caso.
Primeiramente, precisamos analisar o produto para entender o que aconteceu, para isso temos duas opções:
- Você pode falar com a nossa Assistente Virtual: Iana. É só clicar na opção Chat no menu superior do site. Ela vai te instruir em como abrir o processo de análise.
- Ou você pode abrir o processo em nossa Central de Relacionamento com o Consumidor por meio dos seguintes telefones: (11) 3003-3414 (Grande São Paulo) ou 0800 7070 566 (Demais Regiões)
Não quero mais o produto. Como faço para devolver?
Se você quiser desistir da sua compra, vou te explicar como você deve seguir.
• Você tem o prazo de 7 dias corridos para solicitar a desistência após o recebimento do produto;
• Precisa estar sem uso, na embalagem original e nenhum tipo de customização;
• Será necessário que envie o produto pelos Correios e colocar a cópia da NF ou Cupom fiscal junto ao produto - o envio é por nossa conta;
• Ao chegar em nosso centro de distribuição, será analisado e, se aprovado, você receberá a restituição do valor. Se reprovado, devolveremos para você.
• Atenção para a forma de restituição dos valores:
Restituição de valores
Pagamento realizado por múltiplas formas: o reembolso do valor integral ou parcial da compra será efetuado via DOC na conta corrente de mesma titularidade do responsável pelo pedido. Portanto, é necessário ficar atento ao CPF utilizado no ato da compra. O prazo da restituição em conta pode levar até 10 (dez) dias úteis após a chegada e conferência do produto em nosso Centro de Distribuição.
Pagamento realizado por cartão de crédito: O estorno seguirá as regras da administradora do cartão utilizado na compra. O valor da restituição pode levar até 2 (duas) faturas para constar no cartão, dependendo da data de vencimento ou fechamento da fatura, após a devolução do produto conferência em nosso Centro de Distribuição.
Pagamento realizado via PIX obedecerá as regras e prazos acordados entre o time do SAC e você.
Depois que fiz o processo de desistência, em quanto tempo tenho meu dinheiro de volta?
Se você optou pela desistência, o valor será ressarcido de acordo com o meio de pagamento da compra.
Se você pagou no cartão de crédito, você poderá visualizar o estorno em até duas faturas. O prazo depende da data de fechamento e da sua Operadora de Cartão de Crédito.
Se você fez o pagamento por múltiplas formas, a restituição ocorrerá em até 10 (dez) dias úteis na conta bancária do titular do pedido.
Se você fez o pagamento via PIX o pedido de restituição ocorrerá depois do seu contato com o time SAC em "fale conosco" que te indicará próximos passos.
O que é o vale compra?
O Vale compra é uma forma de indenização ao consumidor.
Nós podemos ter gerado o vale por dois motivos:
- Pode ter ocorrido algum problema com seu pedido. Caso tenha sido isso, o motivo e o item que gerou o vale foram enviados para seu e-mail. Fique tranquilo que vales gerados por este motivo podem ser cancelados. Se essa for sua escolha, basta entrar em contato conosco através Central de Relacionamento ao Consumidor.
- Outro motivo que pode ter gerado a criação deste vale, é se você fez alguma solicitação de troca de produtos. Se for este o seu caso, lembramos que ele não pode ser cancelado. É só ir até nossa loja online aproveitar!
Como faço para usar o vale compra?
Para usar o vale compra é fácil! Assim que você receber um e-mail dizendo que o vale está disponível, é só acessar nosso site, adicionar o novo produto à sacola e, na etapa de pagamento, selecionar a opção vale compra.
Se o valor for superior, poderá pagar a diferença através dos meios de pagamento disponíveis. Mas se o produto que escolher for de valor inferior, você poderá utilizar o saldo restante em uma próxima compra.
Recebi um produto diferente do que comprei. O que faço agora?
Se perceber a diferença na hora da entrega, você pode recusar o recebimento no ato e, na sequência, entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Consumidor para averiguarmos o ocorrido. Caso perceba depois, poderá seguir com o processo de Desistência ou Troca de acordo com a política vigente da marca.
Meu pedido já foi aprovado, mas quero trocar ou desistir. O que faço?
Nesse caso, você pode recusar a entrega ou seguir com o processo de Desistência ou Troca de acordo com a política vigente da marca.
Quero comprar no site e receber em casa ou em algum outro endereço específico. Como funciona?
Ao realizar a compra, você pode definir o endereço de sua preferência e nós entregaremos de acordo com o prazo de entrega. Importante: faremos três tentativas de entrega. Então caso você não esteja em casa, deixe avisado que passaremos por aí. Se após três tentativas não te encontrarmos, nós retornaremos o produto ao nosso estoque e você receberá um Vale Compra. Para mais informações, é só acessar a seção "Meus Cupons".
Qual o prazo de entrega do meu pedido?
A data prevista de entrega é exibida durante a realização do pedido, após CEP informado. Esse prazo de entrega começa a ser contado após aprovação do pagamento.
Meu pedido está atrasado. O que faço?
Se o prazo de entrega já excedeu, pedimos desculpas por isso e pedimos gentilmente que entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Consumidor.
O pedido consta entregue, mas não recebi. E agora?
Se você verificou no acompanhamento de seus pedidos que a entrega foi realizada, mas não recebeu o produto, é importante que primeiro você verifique se o produto foi entregue na portaria ou se algum responsável recebeu o produto. Se o produto não foi localizado, por favor, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Consumidor.
Uma parte do meu pedido foi entregue, mas outra não.
Como a entrega depende da disponibilidade de cada produto, você pode receber separadamente. Assim, você não fica esperando até o prazo mais longo para receber um produto que já está pronto para ser enviado! Lembrando que você pode acompanhar sua entrega pelo site, clicando em "Rastrear pedido". Caso prefira, acione a nossa Central de Relacionamento com o Consumidor.
Como posso alterar meu endereço de entrega?
Infelizmente, após a conclusão do pedido, não é mais possível realizar qualquer tipo de alteração no endereço de entrega. Se precisar falar com a gente, pode entrar em contato através dos telefones da nossa Central de Relacionamento com o Consumidor: (11) 3003-3414 (Grande São Paulo) ou 0800 7070 566 (Demais Regiões).
Recebi itens a mais que não comprei. O que faço?
Agradecemos a sua honestidade e disposição em acionar a nossa Central de Relacionamento com o Consumidor. Vamos providenciar o retorno ao nosso estoque e fique tranquilo: nós pagaremos pelo envio.