Coloridas de dentro para fora: conheça nosso processo produtivo

Revisitamos nossa produção, deixando-a mais eficiente e concentrando esforços em processos que geram valor aos nossos produtos, diminuem nossa pegada ambiental e trazem mais bem-estar a nossos colaboradores.

Além disso, temos aprimorado nossos processos e operações a fim de fazer um uso cada vez mais racional de recursos, ampliar nossa eficiência energética e diminuir nossas emissões de gases de efeito estufa.

Contamos com uma política corporativa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que estabelece diretrizes focadas essencialmente na diminuição ou eliminação dos riscos e impactos do dia a dia e de todos os processos relacionados.

Apostamos em tecnologia para aumentar nossa produtividade e reduzir desperdícios

E, nesse sentido, realizamos mudanças em nossas embalagens, reduzindo o consumo de papel em 2,7 mil toneladas e ampliamos o espaço disponível nos caminhões, que passaram a fazer menos viagens, contribuindo diretamente para diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Essa preocupação também está, por exemplo, na distribuição de volumes de produção entre as fábricas, para que os produtos sejam produzidos mais perto de seus locais de consumo. Isso permite uma queda no gasto de combustível com transporte, o que, consequentemente, reduz a emissão de gases de efeito estufa, entre outras vantagens. Com os ajustes nas linhas de produção, também buscamos melhorias no consumo de água e energia, e investimos em ergonomia para maior segurança e satisfação de nossos colaboradores.

Além de melhorar nossa malha logística, também buscamos eficiência operacional dentro do caminhão – literalmente. Buscamos ocupar cada espaço da carreta com nossos produtos, evitando o desperdício.

Nosso compromisso com o meio ambiente extrapola nossos muros. Por isso, estamos conversando com outras companhias, para trabalharmos no conceito de fretes colaborativos. Com isso, garantimos que nossos caminhões, ou os delas, sempre estarão cheios – mais uma vez, sustentando o ganho de eficiência e diminuindo a geração de CO2.

Nossa cadeia

Todos os nossos fornecedores de matérias-primas, produto acabado e fornecedores indiretos, serviços e operações, que manuseiam o logotipo Havaianas, são homologados considerando aspectos legais, processo e qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, responsabilidade social, rastreabilidade, utilização de substâncias restritivas e Compliance.

O monitoramento e a gestão dos fornecedores são realizados periodicamente também por meio de auditorias de re-homologação, para fornecedores de matéria-prima (100% deles), auditorias de rastreabilidade que ocorrem anualmente em fornecedores de produto acabado (100% deles) e gestão documental semestral.

E, atentos ao ecossistema em que estamos inseridos, durante a pandemia dedicamos uma atenção especial aos nossos fornecedores, atendendo suas demandas de forma individualizada.



Nosso impacto nas regiões em que estamos

Toda Havaianas tem uma mãozinha extra que a torna incrível. Uma não, 24.

A simplicidade e o conforto das nossas sandálias vêm de um processo de fabricação que envolve mais de 24 mãos! E, para nós, é essencial que todo esse processo seja o mais responsável possível, sempre com atenção às particularidades e potencialidades individuais dos diferentes elos do processo e com o compromisso de desenvolvimento conjunto.

Nas regiões que estamos presentes damos uma atenção redobrada em toda a cadeia e pessoas envolvidas. Trabalhamos para gerar impacto social positivo, principalmente no Nordeste do Brasil, onde se concentra nossa produção. E grande parte de nossos resultados vem através do Instituto Alpargatas (IA), o principal braço de atuação social da Alpargatas S.A., grupo por trás da marca.

saiba mais sobre o Instituto Alpargatas


Saiba mais sobre nossa atuação e compromissos

A atuação de Havaianas é reflexo da jornada de sustentabilidade na Alpargatas S.A., grupo por trás da marca. Você pode conferir a Estratégia de Sustentabilidade da Alpargatas, o Relatório Anual de Sustentabilidade da companhia e outras informações relacionadas ao tema.

ir para a página de Sustentabilidade da Alpargatas